As talhas sem equipamentos indispensáveis em construções e indústrias, mas nem sempre compensa adquiri-las: a locação de talha é uma opção muito mais rentável. De fato, às vezes uma talha só é necessária por um período curto de tempo e, por isso, a locação de talha é mais indicada.
Por causa de sua estrutura robusta, uma talha é capaz de operar em diversos tipos de operações e, devido à sua demanda, vários serviços de locação de talhas surgiram por aí. Quando se aluga uma talha, não apenas o custo de compra é amortizado, mas também os custos de manutenção e reposição de peças. Dessa forma, a locação de talha acaba compensando bastante!
Vantagens da locação de talha
Sejam pessoas físicas ou jurídicas, muitas pessoas encontraram na locação de talha uma ótima forma de economizar. Independente do setor de atuação, alugar esse equipamento essencial acaba por ser melhor do que comprá-la, pois paga-se apenas pelo período de uso.
Uma das maiores vantagens da locação de talha é a diminuição dos custos operacionais. Assim, seja para utilizar em guindastes ou estiramento e arraste de cargas, o contratante não precisa se preocupar com manutenção nem com reparos e, ainda, pode contar com uma reposição agilizada do equipamento. Dessa forma, o aluguel de talhas é útil em diversas situações.
Modelos de talhas e como operam
O elemento de carga de uma talha é um cabo de aço, contando com uma correia para realizar a elevação ou deslocamento de cargas com facilidade. Em suma, podemos dizer que o trabalho de uma talha é transformar energia elétrica, humana ou pneumática em movimento linear, tanto de subida quanto de descida. No entanto, algo muito importante na hora da locação de talhas é levar em conta o trabalho que será realizado.
Nos dias de hoje, existem três tipos de talhas disponíveis para locação, sendo elas elétricas, manuais e pneumáticas. Lembre-se que cada equipamento deve sempre respeitar seus critérios de uso. Para facilitar no momento de escolher a talha adequada, veja alguns detalhes de cada tipo.
Talhas manuais
As talhas manuais, como o próprio nome já indica, necessita de uma pessoa para operar. Assim, ao puxar a correia da talha, um mecanismo no interior desta começa a operar, ocorrendo a redução de esforço por meio de um sistema complexo de rodas dentadas e correntes, fazendo com que o operador erga ou arraste a carga sem extrapolar os limites de segurança.
Devido à sua característica, as talhas manuais não são ideais para realizar movimentos complexos, pois sempre irá necessitar de uma operação manual para funcionar. Dessa forma, o mais indicado é usá-las para erguer carga para transporte, facilitando o trabalho do operador.
Talhas elétricas
As talhas elétricas são muito sofisticadas em seu sistema de redução. De fato, para realizar seu trabalho com maestria, a talha elétrica possui um sistema de embreagem em seu interior, permitindo que entre em um regime de torque programado, impedindo qualquer sobrecarga.
Como os regimes de carga e sobrecarga podem acarretar deslizamentos, as talhas elétricas já vêm equipadas com um sistema de segurança para evitar essa ocorrência. Dessa forma, em algumas talhas elétricas, há um mecanismo que promove a interrupção da operação. Além disso, talhas mais modernas conseguem até cortar a energia em vista de problemas no sistema.
Talhas pneumáticas
As talhas pneumáticas são aplicadas em operações onde as elétricas não são adequadas. Assim, é recomendado utilizar esse tipo de talha em aplicações contínuas com partidas ilimitadas e classificação 100%. Ou seja, elas conseguem trabalhar sem períodos de descanso.
As talhas pneumáticas são operadas por um manete bidirecional, onde o operador tem a liberdade para escolher quais câmaras pretende estressar. Assim, ao efetuar a escolha, o movimento vertical é provocado pelo reposicionamento de um êmbolo dentro do equipamento.
Algo a ser mencionado sobre essa talha é sua carga máxima. Para uma talha pneumática, a carga máxima é de 5 toneladas para a maioria das fabricantes, sendo indicada para trabalhos pequenos, mas de estresse contínuo do equipamento.
Onde realizar a locação de talha?
Por conta de sua alta demanda, é possível encontrar muitas empresas que realizam a locação de talhas ao redor do Brasil. No entanto, não é recomendado confiar a segurança de suas operações a qualquer empresa, pois uma talha com problemas pode resultar em mortes.
Dessa forma, o ideal é contratar uma empresa de locação de equipamentos testada e aprovada pelos consumidores, e a Locação Fácil é uma empresa que se destaca nesse ramo. Além de talhas, a empresa oferece locação de vários outros equipamentos essenciais para suas operações, tudo com o máximo de qualidade e competência!